Versões do vCenter disponíveis no Vsphere 5

Antes de pensarmos em implementar uma infraestrutura baseada em virtualização, é importante conhecermos bem as ferramentas que vamos utilizar. Um dos componentes mais importante dentro da suite do Vsphere é o vCenter, esse componente é responsavél por todo o gerenciamento da sua infra virtual, no Vsphere 5 existem 3 versões do vCenter são elas:

**- vCenter Server for Essentials **

**- vCenter Server for Foundation **

- vCenter Server for Standard

O Vmware vCenter Server for Essentials é integrado com dois dos kits disponiveis de Vsphere Essentials, ambos os kits são all-in-one e são destinados a Small-to-medium Business (SMBs). O  que diferencia ele do Essentials é que ele é totalmente auto suficiente e não pode ser integrado a outras versões, esses kits são limitados em três com 2 cpus cada e com o maximo de 192GB de vRam.

As duas versões dos kits do Vsphere Essentials,  ambos vem com o vCenter Server for Essentials. O kit com o Essential Plus adiciona as funcionalidades de vMotion, High Avalibity HA e VDR Vmware Data Recovery.

O vCenter Foundation é usado para centralizar o gerenciamento de mais que 3 Hosts ESXi. Essa versão não é comercializado como parte de um Kit, mais permite a compra individual desse componente.

O vCenter Standard é usado em todos os outros kits, incluindo o Standard, Enterprise e Enterprise Plus.Não existem limitações quanto ao gerenciamento de Hosts exeto pelo limite de 1000 hosts que o vCenter 5 pode gerenciar. O vCenter standard inclui tambem o vCenter Orchestrator e o vCenter Server Linked Mode como funcionalidades adicionais.